COOPERATIVAS
 se mantêm FORTES em tempos de crise.

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Sistema OCB/PE e OCERN realizam webinar sobre assembleias virtuais

Sistema OCB/PE e OCERN realizam webinar sobre assembleias virtuais

Oportunidade busca esclarecer cooperativas de todos os Ramos

As empresas cooperativas têm até o dia 31 de julho para realizar sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), conforme prorrogação prevista pela Medida Provisória 931/2020. Tendo em vista o contexto atual de pandemia e as normas de isolamento social, faz-se necessário usar os recursos tecnológicos disponíveis para cumprir a obrigação determinada pela lei 5.764/1971 dentro do novo prazo. Buscando esclarecer os procedimentos a serem cumpridos na realização de uma assembleia virtual, o Sistema OCB/PE e a OCERN realizarão nessa quinta-feira (21/05) uma webinar específica, que acontece às 18 horas.

Embora as entidades responsáveis pelo evento atuem no desenvolvimento de cooperativas de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, a webinar estará disponível para interessados de todos os estados que queiram esclarecer suas dúvidas sobre o procedimento. Os palestrantes convidados para o evento são: Eduardo Gatto, superintendente da OCERN,  e  Fabiana Bitencourt, assessora jurídica da ACBrasil. O evento contará, ainda, com participação do presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira. “A Assembleia Geral Ordinária é uma determinação legal e também o momento de consolidação do trabalho realizado pela cooperativa durante o exercício, com a devida prestação de contas. Assim, essa webinar é uma oportunidade de entender os procedimentos para quem deseja antecipar a formalização da legalidade da cooperativa”, afirmou.

Serviço:

Evento: Webinar Assembleias Virtuais (orientações e materiais de apoio)
Data: 21 de maio (quinta-feira)
Horário: 18 horas
Inscrições: pelo aplicativo Sescoop/PE ou clicando AQUI

 (o link de acesso à plataforma será encaminhado para o e-mail cadastrado)

 
 
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Webinar Assembleias Virtuais - 21/05

O Sistema OCB/PE promove webinar sobre assembleias virtuais com a assessora jurídica da ACBrasil, Fabiana Bitencourt. Confira as informações abaixo:

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Editais sao opção para o Ramo Agropecuário diante da crise

 


A cooperativa Coopasa, localizada no distrito de Sapucarana, na cidade de Bezerros, a 107 km do Recife, realizou, esta semana, a entrega de 1 mil pés de alface à Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD DIPER). Outros 10 mil pés deverão ser entregues ao órgão, em um período de três meses, por meio do edital de credenciamento nº  01/2020, o que representará um incremento para os produtores neste período de crise. O item integra o kit de alimentação destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade, que conta ainda com diversos produtos fornecidos por outras organizações coletivas, como macaxeira, banana e ovos. A primeira entrega aos beneficiários acontece hoje (08/05) para colônias de pescadores de Goiana, Cabo de Santo Agostinho e Sirinhaém.

Editais emergenciais como esse visam realizar a compra de produtos agropecuários a preço de custo, contribuindo tanto para o escoamento da produção quanto para beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade por conta da pandemia do Covid-19. Segundo o gerente de arranjos produtivos da AD DIPER, Álvaro Eugênio França,  o edital focado no programa Compra Local, busca valorizar também os produtos do estado. “Os kits são compostos por itens produzidos exclusivamente em Pernambuco e buscam atender às necessidades da pirâmide nutricional, contemplando vitaminas e proteína. Além de vegetais, contamos com ovos, queijo de coalho, leite de cabra e mel. Assim, atendemos às necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade e fortalecemos os nossos produtores”, frisou.

Esse primeiro edital foi lançado no dia 13 de abril e o processo de credenciamento e compra precisou ser rápido em virtude da situação emergencial. Outras oportunidades, também para produtores do estado, devem estar disponíveis em breve. O Compra Local terá novo credenciamento, já em elaboração, com ampliação dos produtos a serem adquiridos e previsão de publicação dentro dos próximos três meses. O gerente da AD DIPER destaca, ainda, a preocupação com a observância dos requisitos legais para as pessoas jurídicas que desejam participar de editais semelhantes. “Nossa maneira de tabalho é fortalecer essas entidades coletivas sem fins lucrativos e, nesse sentido, temos realizado diversas parcerias com o Sistema S e atuamos junto de várias cooperativas. Frisamos sempre a necessidade da observância dos requisitos fundamentais para a participação nos editais, com o atendimento à documentação e à regularidade necessárias”, afirmou França.

Na Coopasa, a oportunidade viabilizada pelo edital de credenciamento 01/2020  veio a beneficiar bastante as mulheres da cooperativa, principais responsáveis pelo plantio do alface, cultivado sem agrotóxicos. O produto será destinado para a Região Metropolitana do Recife (RMR) e as próximas entregas também chegarão a um novo posto em Arcoverde. A participação da cooperativa na disputa desse item buscou manter a atuação do cooperado reduzindo o máximo de despesas, visto que a produção do alface pode ser feita em um espaço pequeno dentro da propriedade do próprio cooperado, diferente das demais culturas, que precisam de arrendamento para uma produção significativa.

A experiência da cooperativa na participação em editais tem garantido perspectivas boas apesar da crise. Em um outro edital, publicado em 2019, a cooperativa conseguiu aprovar um projeto para adquirir um caminhão baú a ser utilizado na distribuição dos itens agrícolas produzidos, que incluem coentro, cebolinha, macaxeira, couve-flor, pepino, abobrinha, milho verde e quiabo. Os recursos para a aquisição serão disponibilizados pela AD Diper com contrapartida da cooperativa. Assim, os custos para levar a produção ao destino final do cliente serão reduzidos, o que representará uma economia de aproximadamente R$ 3 mil por mês. “Esses editais são uma maneira de socorrer o agricultor nesse momento de crise. São uma saída para o agricultor continuar produzindo e alimentando sua família”, afirmou a presidente da Coopasa, Maria Risonete Sampaio.

Para esclarecer dúvidas sobre regularidade para a participação em editais, as cooperativas podem entrar em contato com o Sistema OCB/PE pelo e-mail: sescoop@sescooppe.coop.br.

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Home Office e Teletrabalho - 07/05

O Sistema OCB/PE realiza mais uma webinar. O tema da semana é  Home Office e Teletrabalho: características e precauções. Na oportunidade, o gerente de Gestão de Pessoas do Sistema OCB nacional, Marco Franzi, e o assessor jurídico do Sescoop/PE, Osmar Umbelino, vão esclarecer as dúvidas dos participantes sobre essas modalidades de trabalho. Para se inscrever, você pode acessar o aplicativo Sescoop/PE ou CLICAR AQUI.

 

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Vídeos

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